Presbifonia
PRESBIFONIA
Presbifonia é o termo usado habitualmente para se referir ao processo de envelhecimento vocal; voz presbifônica é a voz considerada como típica do idoso.
O avanço da idade produz mudanças fisiológicas que podem alterar a voz. Estas mudanças ocorrem em todo o trato vocal desde o nascimento. Quanto aos aspectos gerais encontramos muitas das vezes vozes trêmulas, roucas, fracas, soprosas e pich alterado.
O indivíduo idoso está mais exposto a desenvolver doenças de diversas naturezas, e muitas delas podem refletir nas condições de produção vocal.
As características mais comuns nos tratos vocais dos idosos são o arqueamento e a atrofia das pregas vocais, além de presença de sulco e degeneração de gordura.
Com o aumento da idade, há uma diminuição na quantidade e qualidade da viscosidade da secreção, o que afeta a lubrificação das pregas vocais e também contribui para o envelhecimento da voz.
Quanto a frequência fundamental estudos apontam modificação onde a voz masculina fica mais aguda e a voz femininas mais graves.
Várias técnicas são utilizadas no tratamento do idoso relacionado a sua voz. Os exercícios físicos são indicados pois, mantém a função muscular e coordenação, além de ajudar o sistema vascular, nervoso e respiratório. Deve se observar a alimentação buscando uma nutrição adequada e controle do peso. Atividades sociais são importantes principalmente as que propiciam a oportunidade de uso vocal saudável atuando como exercício vocal de função muscular, além de desenvolver potencialidades comunicativas. No caso das mulheres a reposição hormonal é de suma importância pois pode ser uma forma de evitar os efeitos indesejados de piora de qualidade vocal e alterações relevantes na frequência fundamental, se planejada sob acompanhamento médico levando em conta todas as demais condições de saúde, considerando riscos e benefícios. Orientações sobre o próprio envelhecimento, saúde vocal, técnicas vocais através de exercícios, vídeos e projeções são utilizadas.