Postura

Postura

Postura é de suma importância para o cantor, pois uma boa postura é fundamental numa produção vocal de qualidade.

Quando falamos em postura algumas pessoas a podem confundir com rigidez. Postura não é sinônimo de rigidez ou tensão. Postura no canto é estar livre de tensões mais ao mesmo tempo estar com o corpo pronto para receber comandos no que diz respeito à respiração, apoio diafragmático, expressão corporal, interpretação, e projeção vocal. Para isso o corpo deve estar relaxado, sem rigidez, coluna ereta, Cabeça encaixada, braços livres, ombros alinhados, joelhos soltos, peso do corpo divido nos dois pés mantendo assim um bom equilíbrio. Dessa forma o som flui com mais naturalidade e trás ao público uma sensação de tranquilidade fazendo com que a mensagem chegue a todos com eficiência.

 

Algumas pessoas por falta de cuidado de preparo, de consciência corporal acabam desenvolvendo vícios em suas posturas, que podem atrapalhar sua comunicação e ou prejudicar seu desempenho musical e vocal.

 

Vícios de Postura:

# Andar encurvado para frente ou para trás. Esse vício faz com que as pessoas na hora de cantar também utilize esse modo e com o tempo pode ocasionar problemas sérios na coluna e no pescoço. Essa Postura pode prejudicar muito a respiração.

 

# Andar ou sentar com a cabeça direcionada para frente: Muitas pessoas nem percebem mais tendem a direcionar a cabeça para frente causando tensão na musculatura do pescoço, nuca e na coluna cervical. A tensão nessa região faz com que o som fique preso na garganta prejudicando a ressonância e projeção da voz, o que pode com o tempo lesionar até as pregas vocais.

 

# Mãos no bolso: Indica insegurança, nervosismo ou tensão. Deve se evitar colocar a mão no bolso durante uma apresentação seja cantando, apresentando trabalho na faculdade, palestrando ou algo que exija uma comunicação direta.

 

# Movimentação excessiva: Muitas pessoas por causa do nervosismo ao ficar diante do público ficam se balançando o tempo todo. Ora movimentam as mãos, as pernas, o corpo todo, ou mexem no cabelo, ficam ajeitando a roupa toda hora, ficam inquietas. No caso a pessoa demonstra que está muito nervosa fazendo com que o público também fique tenso. A comunicação não é estabelecida, pois todos se preocupam em perceber se o cantor vai conseguir chegar ao final da apresentação e não na mensagem da música. Toda movimentação deve ser feita para enriquecer a interpretação e não para driblar o nervosismo.

 

# Sapatos ou roupas inadequadas: um sapato apertado, uma roupa que não dê conforto e não caia bem tira a paz de qualquer intérprete. A preocupação do cantor que era pra ser a canção o arranjo, a interpretação, a interpretação passa a ser a roupa, o acessório ou o sapato. O resultado vai ser uma voz imprecisa, voz fraca ou trêmula além de uma interpretação mecânica sem emoção.

 

# Carregar peso em um lado só do corpo: O peso precisa ser distribuído em ambos os ombros ou alternando os lados. Geralmente as pessoas principalmente as mulheres usam suas bolsas somente de um lado causando tensão e sobrecarregando as articulações. Isso ao longo do tempo pode causar tensões, dores e problemas nas articulações e ossos.

 

A postura deve ser adotada em nosso dia a dia evitando assim problemas causados por uma postura inadequada. Geralmente os desvios posturais são causados pelos vícios posturais ao longo do tempo.

 

Desvios de Postura:

Os desvios podem ser de três tipos dependendo da forma em que a curvatura da coluna se encontra.

 

Cifose

É um aumento na curvatura da coluna para frente na região torácica e cervical levando o corpo a ficar inclinado para frente. Prejudica a respiração e a interpretação uma vez que o corpo fica inclinado dificultando a comunicação. O tratamento se  dá com correção postural, fisioterapia e RPG.

 

 

Lordose

É um aumento na curvatura da coluna para dentro na região lombar levando a parte superior do corpo a ficar inclinado para trás. Prejudica a respiração e causa muita dor ao ficar em pé durante muito tempo. O tratamento se  dá com correção postural, fisioterapia e RPG.

 

Escoliose

É o aumento anormal curvatura da coluna em forma de “S”. Essa curvatura pode ser à direita ou à esquerda. Esse problema geralmente é causado devido a desvios de postura repetitivos. Causa muita dor e pode prejudicar a respiração e a interpretação e a postura de um modo geral. O tratamento se com correção postural, fisioterapia e RPG.

Uma boa maneira de cuidar da postura é sempre cantar, treinar, estudar usando o espelho. O estudo com espelho ajuda na correção e aprendizado da postura.

Tags

Wilson Fanini Lima Neves

Iniciou seus estudos musicais com a professora Sueli carvalho de Sousa. Fez o curso Técnico em Música pelo (STBSB) Faculdade Batista do Rio de Janeiro, Técnico em Canto Lírico pela Escola de Música Villa Lobos, Bacharelado em Música Sacra com especialização em Canto pela Faculdade Batista do Rio de Janeiro e atualmente é Bacharelando em Fonoaudiologia pela Universidade Veiga de Almeida.

2.251 comentário

Clique aqui para enviar um comentário

Aprenda a cantar!
Converse conosco
Aqui você aceita os termos e políticas do whatsapp para conversas.