Cromoterapia
Cromoterapia
A cor é uma modalidade de energia vibratória que ao ser aplicada no corpo produz efeitos físicos, emocionais e psíquicos. Tais aspectos já eram conhecidos e largamente empregados na Grécia Antiga, no Antigo Egito, China e Índia. Desta maneira a aplicação das cores constitui-se como uma das práticas mais eficazes de processos alternativos de cura do organismo enfermo, que ao ser estimulado pode intensificar sua própria regeneração.
Benefícios da Cromoterapia
A cromoterapia é um tipo de tratamento Alternativo que apresenta os seguintes benefícios:
# Alívio dos sintomas de determinada doença através de uma cor específica.
# Melhora do bem estar físico e mental.
# Diminuição do cansaço físico.
# Diminuição dos transtornos do sono.
# Auxílio no tratamento de dores de cabeça.
# Estimulação do Sistema Nervoso Central
Dentre outros.
As cores e seus significados terapêuticos:
Vermelho: Estimula a força física, força de vontade e atividade. O uso terapêutico está ligado ao sistema nervoso e a corrente sanguínea. Funciona como forte ativador.
Laranja: Estimula a personalidade ativa, a liderança e o controle das emoções. É um forte regenerador de vários tecidos. É energizante, Indicado para pessoas desanimadas e preguiçosas.
Amarelo: Estimula a concentração, o otimismo e a criatividade. É um estimulante leve e também tem efeito revitalizador de energias da estrutura óssea.
Verde: Estimula o altruísmo e a solidariedade. Bastante utilizado em hospitais e clínicas pelo seu efeito analgésico, antisséptico, antinflamatório e bactericida.
Azul: Estimula a inspiração, a compreensão, a harmonização e confiança. Usado para reequilíbrio e regeneração.
Azul Índigo: Estimula a intuição, a clareza mental e autoconhecimento. Muito usado como coagulante e em tratamentos de alergias e resfriados.
Violeta: Instiga a espiritualidade e a dignidade. Atua como anti-infecioso e em doenças do sangue.
A Psicologia das Cores:
Maneiras de aplicação:
Existem várias maneiras de aplicação da cromoterapia das quais seu potencial pode ser direto ou indireto, sendo seus efeitos variáveis de acordo com a técnica e experiência de quem aplica.
A cromopunltura é um tratamento que utiliza pontos específicos de aplicação como na acupuntura e visa equilíbrio físico mental e espiritual ocorrendo através da energia luminosa.
A Água solarizada é o resultado da energização da água através da cor. O nosso corpo é constituído por 80% de água, esta vibra numa determinada frequência, como provado cientificamente. Ao beber esta água estamos colocando todas as nossas células para vibrar na frequência de determinada cor, cor essa que afeta o nosso corpo físico, mental e espiritual.
Para essa técnica utilizamos uma garrafa, ou recipiente de vidro transparente e, neste, colocamos água potável, use a cor que preferir conforme tabela de tratamento abaixo).
A exposição ao sol deverá ser de, 2 a 4 horas, para que a água possa ser carregada com a energia solar refletida pela cor. Deverá ser tomado dois copos de água carregada ao dia, sendo um pela manhã em jejum e o outro à noite antes de dormir. A duração desta técnica de tratamento estende-se até a melhora do sintoma.
O uso de vestimentas e alimentação embora tenham um efeito menor também pode ser utilizado. Alimentos, vestimentas e até cores de ambientes podem ser indicados de acordo com a queixa e objetivo terapêutico.
A aplicação através de lâmpadas é uma das formas mais comuns de se trabalhar a cromoterapia onde é aplicado com auxílio de uma Lanterna faixos de luz na cor desejada sobre o corpo, podendo ser aplicada de forma geral, com o objetivo de equilibrar as frequências do corpo, ou aplicar determinadas cores em determinas áreas do corpo, de acordo com a queixa apresentada pelo paciente. O uso das diferentes cores, altera ou mantém as vibrações do corpo em uma frequência que resulta em saúde, bem-estar e harmonia.