Interpretação

Interpretação

Ao cantar é importante termos em mente que estamos passando uma mensagem. Essa mensagem precisa ser passada corretamente; isso tem a ver com a letra, estilo musical e ambiente em que cantamos. Quando falamos de interpretação estamos falando não somente da letra mais também da escolha da roupa certa para cada apresentação, tipo de dinâmica usada, expressão corporal, expressão facial, gestos e interação com o público. Cantar é expressão de sentimentos. O canto é o instrumento que mais fala às emoções. Desde a antiguidade o canto sempre esteve presente nas cerimônias religiosas nos movimentos culturais e sociais.  Numa época em que não existiam muitos instrumentos era a voz o meio principal de execução musical. A voz tem um poder muito grande de expressão de sentimentos, associada a música ganhou um poder muito forte que consegue arrancar lágrimas do mais insensível ser.

* Primeiramente precisamos pensar na letra da canção. A canção fala sobre o que? O que o compositor quis passar como mensagem ao escrever a canção? Que sentimentos ele estava sentindo e expressando?

* Ler a letra em voz alta, recitar, prestando atenção na pontuação. Se a canção estiver em um outro idioma é importante tendo a tradução em mãos, recitar a letra no idioma original depois recitar a tradução.

* Conhecer o ambiente em que o compositor viveu também é importante. Em que época ele viveu ou vive? Em que cidade? Onde sua música era utilizada? Conhecer a história do compositor nos ajuda muito no entendimento do contexto em que viveu.

* Que tipos de gestos e expressão facial a canção sugere? Observe que atitudes simples estão presentes na letra, tipo: “fecho os olhos e penso em você”, neste trecho não podemos ficar com os olhos abertos. Prestar muita atenção nisso, pois a canção por si só nos dá algumas dicas. Precisamos ter cuidado com excessos.

* Que tipo de voz usar? Voz aspirada? Voz impostada? Voz forte? Voz suave? É importante distinguir de acordo com o estilo o tipo de voz que desejamos usar.
Interpretar é isso, é sentar meditar sobre a canção e ir montando sua interpretação, seu jeito de cantar, seu modo de passar aquela mensagem. Por isso todo cuidado é necessário.

Wilson Fanini Lima Neves

Iniciou seus estudos musicais com a professora Sueli carvalho de Sousa. Fez o curso Técnico em Música pelo (STBSB) Faculdade Batista do Rio de Janeiro, Técnico em Canto Lírico pela Escola de Música Villa Lobos, Bacharelado em Música Sacra com especialização em Canto pela Faculdade Batista do Rio de Janeiro e atualmente é Bacharelando em Fonoaudiologia pela Universidade Veiga de Almeida.

797 comentário

Clique aqui para enviar um comentário

  • What i don’t understood is in truth how you are no longer really
    much more smartly-favored than you might be right now. You are so
    intelligent. You know therefore considerably relating
    to this topic, produced me for my part imagine it from a lot of various angles.
    Its like men and women don’t seem to be interested except it’s one
    thing to do with Woman gaga! Your own stuffs outstanding.
    At all times deal with it up!

  • What’s up Dear, are you really visiting this web site on a
    regular basis, if so afterward you will without doubt obtain pleasant
    experience.

  • This design is spectacular! You most certainly know
    how to keep a reader amused. Between your wit and your videos, I was almost moved to start my own blog (well, almost…HaHa!) Wonderful job.
    I really loved what you had to say, and more than that, how you presented it.
    Too cool!

  • Macintosh other unexceptional symptoms atypical via much alertness, it does. canadian pharmacy cialis relative otitises where the darkness is intersection the caudal reasonably

  • Hospital sildenafil showing and around the tubules micro obstructive. http://viaagriba.com/ Xerosis a long of questionsР Р†open parallel and fit endedР Р†that.

Aprenda a cantar!
Converse conosco
Aqui você aceita os termos e políticas do whatsapp para conversas.