Impostação vocal

Impostação Vocal

Impostar a voz é usar todos os recursos técnicos disponíveis como respiração, apoio, Articulação e ressonância, tirando a voz de lugares que podem prejudicar o Canto, por exemplo: garganta (Voz gutural) , nariz (Voz anasalada) e faringe (voz entubada, abafada). O ideal é uma voz equilibrada usando todos os pontos de ressonância procurando sempre colocar a voz, pressão de som para cima, preenchendo toda a cabeça, principalmente a máscara.
Colocar a voz pra cima, encaixar a voz geralmente são termos usados pelos professores quando querem se referir a impostação da voz.
A impostação se dá através de exercícios específicos como Boca Chiúsa (Boca fechada) e vocalizes usando diversas combinações de vogais, escalas e tonalidades, exercitando a voz em toda a sua extensão, aplicando a técnica respiratória, abertura de boca e projeção do som.
Existem pelo menos três maneiras de se cantar ou de impostação vocal, depnedendo do timbre do cantor ou gênero musical.
1) Impostação Total: Impostação usada no canto Lírico.
          
Este tipo de Impostação Surgiu na Itália como “Bel Canto”, pela beleza , pelo uso máximo da Técnica, trabalhando a igualdade do timbre e por trabalhar a extensão total das vozes. Esse estilo é muito usado e aproveitado na Ópera. O trabalho é feito principalmente em cima de Vogais.
2) Impostação da Fala: Aqui se canta como se fala. 
Não há uma preocupação em igualar a voz e sim o aproveitamento do seu timbre particular e sua região confortável. Esse jeito de cantar, impostar a voz é ultilizado no Canto popular e em alguns casos no Gospel. A técnica visa aprimorar o que cada um tem de especial.
3) Impostação Mediana: É a que usamos nos musicais.
Chamamos de mediana porque ela fica entre a fala e o Lírico (Bel Canto) e por isso é conhecida como Belting, pensando em um diminutivo do Bel canto já que não tem tanto volume e há uma importância grande com o texto uma extensão da fala. No Belting além do canto também utilizamos outros recursos como dança, teatro, figurino e etc. É uma modernização da Ópera, uma vez que na ópera também utilizamos teatro, figurino e etc. No Belting na mairoria das vezes em uma nota aguda o som é um tanto nasal enquanto que no popular iria pro falsete e na ópera para a Voz de Cabeça, ou seja: já que o belting fica no Meio podemos ter um agudo Nasalizado, um agudo bem cheio com voz de Cabeça e podemos ter também meio falseteado dependendo do papel no Musical e Técnica do Cantor.

 

Wilson Fanini Lima Neves

Iniciou seus estudos musicais com a professora Sueli carvalho de Sousa. Fez o curso Técnico em Música pelo (STBSB) Faculdade Batista do Rio de Janeiro, Técnico em Canto Lírico pela Escola de Música Villa Lobos, Bacharelado em Música Sacra com especialização em Canto pela Faculdade Batista do Rio de Janeiro e atualmente é Bacharelando em Fonoaudiologia pela Universidade Veiga de Almeida.

1.650 comentário

Clique aqui para enviar um comentário

  • Nice response in return of this question with real arguments and telling the whole thing on the topic of that.

  • May I simply say what a relief to uncover a person that actually knows what they’re discussing over the internet. You actually realize how to bring an issue to light and make it important. More people must look at this and understand this side of your story. I was surprised you’re not more popular since you definitely possess the gift.

  • Way cool! Some extremely valid points! I appreciate you writing this article and the rest of the site is also very good.

  • Hello There. I found your blog using msn. This is
    an extremely well written article. I will be sure to bookmark it and return to read more of your useful
    information. Thanks for the post. I will certainly return.

  • I blog frequently and I genuinely thank you for your information. This article has really peaked my interest. I will book mark your site and keep checking for new information about once per week. I subscribed to your Feed too.

  • hi!,I really like your writing so so much! percentage
    we keep up a correspondence extra approximately your post on AOL?
    I require a specialist on this house to unravel my problem.
    Maybe that’s you! Taking a look forward to see you.

    Also visit my site – DominX Pills Review

  • I do consider all the concepts you have presented for your post.

    They’re really convincing and will certainly work. Still, the posts
    are very short for novices. Could you please prolong them a little
    from subsequent time? Thank you for the post.

Aprenda a cantar!
Converse conosco
Aqui você aceita os termos e políticas do whatsapp para conversas.