Notícias

COMO A VOZ É PRODUZIDA?

A voz humana é um fenômeno que existe desde o nascimento, e se apresenta de diversas formas, tais como o choro, grito, riso e sons da fala. É um dos meios de comunicação do indivíduo com o exterior, particularmente com seus semelhantes.

A voz é produzida na laringe, onde se localizam as pregas vocais (cordas vocais).

Anatomia vocal

Ao respirarmos as pregas vocais se abrem e o ar entra e sai dos pulmões. Ao falarmos, elas se aproximam e o ar que sai dos pulmões, passando pelas pregas vocais, produzindo uma vibração que é a voz.

Assim sendo, a voz é o resultado do equilíbrio entre duas forças: a força do ar que sai dos pulmões e a força muscular da laringe. Se houver um desequilíbrio nesse mecanismo, poderá ocorrer uma alteração na voz.

Trajeto vocal

O som produzido nas pregas vocais passa por um “alto-falante” natural formado pela faringe, boca e nariz. Estas estruturas são denominadas cavidades de ressonância. Os sons da fala são articulados na cavidade da boca, através de movimentos da língua, lábios, mandíbula, dentes e palato, modificando o ar vindo dos pulmões. Estas estruturas modificam o som produzindo a fala.

A voz é diretamente influenciada pelo estado emocional do indivíduo, ou seja, quando estamos contentes temos um tom de voz, diferente de quando estamos tristes ou nervosos.

A frequência natural da voz é determinada, em grande parte, pelo comprimento das pregas vocais. As mulheres têm voz mais aguda do que os homens porque as suas pregas vocais são mais curtas. Pela mesma razão, as vozes das crianças são mais agudas do que as dos adultos.

Uma boa voz caracteriza-se por apresentar qualidade agradável, equilíbrio de ressonância (projeção), intensidade (volume: alto ou baixo) e frequência (grave: “grosso” e aguda: “fininha”), “limpa”, sem rouquidão ou outros sintomas e, principalmente sem esforço muscular.

Toda e qualquer alteração na voz é denominada disfonia.

Fonte: https://ericasitta.wordpress.com

Wilson Fanini Lima Neves

Iniciou seus estudos musicais com a professora Sueli carvalho de Sousa. Fez o curso Técnico em Música pelo (STBSB) Faculdade Batista do Rio de Janeiro, Técnico em Canto Lírico pela Escola de Música Villa Lobos, Bacharelado em Música Sacra com especialização em Canto pela Faculdade Batista do Rio de Janeiro e atualmente é Bacharelando em Fonoaudiologia pela Universidade Veiga de Almeida.

5.427 comentário

Clique aqui para enviar um comentário

Aprenda a cantar!
Converse conosco
Aqui você aceita os termos e políticas do whatsapp para conversas.