Perceba que embaixo dos nomes de cada figura,h\u00e1 uma fra\u00e7\u00e3o. Estas fra\u00e7\u00f5es, neste caso, nos dizem que figuras s\u00e3o maiores que outras.<\/div>\n
Na\u00a0Semibreve<\/strong>\u00a0a fra\u00e7\u00e3o \u00e9 1\/1 (um inteiro). Isso significa dizer que a semibreve \u00e9 a figura de maior valor entre todas. Representa o inteiro, a totalidade.<\/p>\nObserve a figura acima e acompanhe este exemplo:<\/strong><\/p>\nA\u00a0M\u00ednima<\/strong>\u00a0que \u00e9 a pr\u00f3xima figura ap\u00f3s a semibreve possui a fra\u00e7\u00e3o 1\/2 (um meio) isso significa dizer que a\u00a0M\u00ednima<\/strong>\u00a0equivale metade do inteiro (semibreve 1\/1). Ou seja\u00a0a Minima vale metade da Semibreve.\u00a0<\/strong>Usando o mesmo racioc\u00ednio, vejamos pr\u00f3xima figura da seq\u00fcencia\u00a0<\/strong>Sem\u00ednima (1\/4):<\/strong><\/p>\nA\u00a0Sem\u00ednima<\/strong>\u00a0possui a fra\u00e7\u00e3o 1\/4. isso \u00e9 o mesmo que dizer que ela \u00e9 a quarta parte do inteiro. Ou seja , a\u00a0Semibreve\u00a0<\/strong>(1\/1) dividida por quatro.<\/p>\nNA PR\u00c1TICA<\/strong><\/p>\nComo essa matem\u00e1tica funciona na pr\u00e1tica?<\/div>\n
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A\u00a0
semibreve tem 4 segundos de dura\u00e7\u00e3o<\/strong>.
\nA\u00a0m\u00ednima<\/strong>\u00a0que \u00e9 a metade da semibreve vai ter\u00a02 segundos de dura\u00e7\u00e3o<\/strong>.<\/div>\nPara preencher o tempo de dura\u00e7\u00e3o de\u00a0
uma semibreve<\/strong>, s\u00e3o necess\u00e1rias\u00a0duas m\u00ednimas<\/strong>.<\/div>\n <\/p>\n
A\u00a0Sem\u00ednima<\/strong>\u00a0por sua vez ir\u00e1 valer\u00a0um segundo<\/strong>. Lembre-se,\u00a0ela \u00e9 a quarta parte da semibreve.<\/strong><\/p>\n\n
Para preencher a dura\u00e7\u00e3o da semibreve(4 segundos), ser\u00e3o necess\u00e1rias quatro sem\u00ednimas (um segundo cada<\/strong>).<\/p>\nAGORA NA PARTITURA<\/strong><\/p>\n<\/div>\n<\/p>\n
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A dura\u00e7\u00e3o das figuras de som varia de m\u00fasica pra m\u00fasica, por exemplo a semibreve ela pode durar quatro , seis, sete segundos ou mais, ou menos, isso fica a crit\u00e9rio de quem comp\u00f5e o arranjo musical. O que importa \u00e9 que a rela\u00e7\u00e3o de dura\u00e7\u00f5es entre as figuras seja respeitada.<\/p>\n
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PAUSAS<\/strong><\/p>\n\n
Voc\u00ea se lembra desta figura, vista na aula anterior?<\/div>\n
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<\/a><\/p>\nPois bem; falamos das figuras de som e algo sobre as fra\u00e7\u00f5es mostradas abaixo de cada uma delas.<\/p>\n
Agora iremos falar sobre as pausas.<\/div>\n
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Fique tranquilo(a) o assunto \u00e9 muito simples e de f\u00e1cil compreens\u00e3o.<\/strong><\/div>\nPAUSAS nada mais s\u00e3o do que figuras que representam os momentos de sil\u00eancio na m\u00fasica.<\/strong><\/div>\nNa imagem acima d\u00e1 para identificar a pausa de cada figura de som. As pausas est\u00e3o localizadas abaixo de sua respectiva figura.<\/p>\n
As pausas levam os mesmos nomes das suas figuras respectivas.<\/div>\n
EXEMPLO:<\/strong><\/div>\n\n- \n
Semibreve<\/strong>, pausa de semibreve.<\/div>\n<\/li>\n- \n
M\u00ednima<\/strong>, Pausa de m\u00ednima.<\/div>\n<\/li>\n- \n
Sem\u00ednima<\/strong>, Pausa de sem\u00ednima.<\/div>\n<\/li>\n- \n
colcheia,\u00a0<\/strong>Pausa de colcheia.<\/div>\n<\/li>\n- \n
Semicolcheia<\/strong>, Pausa de semicolcheia<\/div>\n<\/li>\n- \n
Fusa<\/strong>, pausa de fusa.<\/div>\n<\/li>\n- \n
Semifusa<\/strong>, pausa de semifusa.<\/div>\n<\/li>\n<\/ul>\n <\/p>\n
Assim! Cada figura com sua pausa.<\/div>\n
A dura\u00e7\u00e3o da pausa \u00e9 a mesma dura\u00e7\u00e3o de sua figura de som equivalente ;<\/strong><\/div>\nOu seja; a\u00a0semibreve<\/strong>\u00a0possui 4 segundos de som,\u00a0a pausa da semibreve<\/strong>\u00a0ter\u00e1 4 segundos de\u00a0sil\u00eancio.<\/strong><\/p>\nSe a\u00a0sem\u00ednima tem 1 segundo<\/strong>\u00a0de som,\u00a0a pausa da sem\u00ednima ter\u00e1 1 segundo<\/strong>\u00a0de sil\u00eancio, e assim por diante.
\n<\/p>\n <\/p>\n