{"id":1745,"date":"2017-09-05T21:43:53","date_gmt":"2017-09-05T21:43:53","guid":{"rendered":"http:\/\/vozecantoporfaninineves.com.br\/?p=1745"},"modified":"2018-09-25T14:14:47","modified_gmt":"2018-09-25T14:14:47","slug":"teoria-musical-11","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/vozecantoporfaninineves.com.br\/teoria-musical-11\/","title":{"rendered":"Teoria Musical"},"content":{"rendered":"

Nota\u00e7\u00e3o\/Introdu\u00e7\u00e3o leitura de partitura<\/strong><\/u><\/p>\n

A partitura tem a finalidade de representar de forma escrita, os sons musicais e suas diferentes interpreta\u00e7\u00f5es. Como \u00e9 dif\u00edcil decorar todas as m\u00fasicas existentes, \u00e9 atrav\u00e9s do entendimento da partitura e de algumas de suas peculiaridades que estaremos aptos para iniciar o estudo de qualquer instrumento.<\/p>\n

Caso voc\u00ea j\u00e1 toque algum instrumento, e ainda n\u00e3o sabe ler partitura, aproveite esta oportunidade para aprender. Seus estudos ficar\u00e3o bem mais din\u00e2micos e proveitosos.<\/p>\n

 <\/p>\n

AS NOTAS MUSICAIS<\/strong>
\nExistem em princ\u00edpio sete notas musicais .<\/p>\n

S\u00e3o elas:\u00a0D\u00d3 – R\u00c9 – MI -F\u00c1 – SOL – L\u00c1 – SI,\u00a0<\/strong>e\u00a0cada uma delas possui um som diferente da outra.<\/p>\n

\"\"<\/p>\n

 <\/p>\n

Partindo da nota D\u00d3 at\u00e9 a nota SI, veremos que a nota\u00a0D\u00d3<\/strong>\u00a0\u00e9 mais grave do que as outras notas acima dela.<\/em><\/p>\n

A nota SI ser\u00e1 mais aguda que todas as outras notas que estiverem abaixo dela.<\/p>\n

Para representar isso de forma escrita, na partitura, n\u00f3s usaremos a pauta.<\/p>\n

 <\/p>\n

PAUTA<\/strong><\/p>\n

PAUTA<\/strong>\u00a0– \u00c9 um conjunto de cinco linhas horizontais paralelas e com a mesma dist\u00e2ncia umas das outras. (veja o exemplo abaixo)<\/p>\n

\"\"<\/p>\n

As cinco linhas que comp\u00f5em a pauta s\u00e3o contadas de baixo para cima.
\nEntre as linhas da pauta existem quatro espa\u00e7os que tamb\u00e9m s\u00e3o contados de baixo para cima.
\n\u00c9 na pauta,\u00a0EM SUAS LINHAS E ESPA\u00c7OS<\/strong>\u00a0, que escrevemos as notas musicais. (VEJA)
\n\"\"<\/p>\n

Para representar a nota na pauta usamos uma\u00a0figura oval<\/strong>, chamada\u00a0CABE\u00c7A DA NOTA,\u00a0<\/strong>ela \u00e9 que marca o lugar exato onde a nota est\u00e1 escrita.<\/strong>
\nRepare que se a nota for escrita na linha da pauta, metade da cabe\u00e7a da nota estar\u00e1 abaixo da linha e a outra metade estar\u00e1 acima da linha.
\nNo caso da nota escrita no espa\u00e7o, a cabe\u00e7a da nota ficar\u00e1 exatamente entre as linhas que formam aquele espa\u00e7o.<\/p>\n

 <\/p>\n

As notas na Pauta.\u00a0<\/strong><\/u><\/p>\n

Para sabermos na pauta a posi\u00e7\u00e3o exata de cada nota (d\u00f3 – r\u00e9 – mi – fa – sol – l\u00e1 – si), precisamos de uma\u00a0refer\u00eancia<\/strong>, algo que nos indique a\u00a0posi\u00e7\u00e3o correta de pelo menos uma nota.\u00a0<\/strong><\/p>\n

A partir do momento em que sabemos a posi\u00e7\u00e3o EXATA de uma nota, conseguiremos a partir desta nota, identificar todas as outras.
\nPara isso \u00e9 preciso saber a sequ\u00eancia ascendente (do re mi fa sol la si do re mi fa sol….etc…) ou descendente, que \u00e9 justamente o oposto da sequ\u00eancia ascendente das notas (do si la sol fa mi re do si la sol fa mi…..etc…)<\/p>\n

 <\/p>\n

CLAVE<\/strong><\/u>
\nO s\u00edmbolo<\/strong>\u00a0usado para determinar a posi\u00e7\u00e3o exata de uma nota,\u00a0\u00e8 a clave<\/strong>.<\/div>\n
Existem tr\u00eas tipos de claves que s\u00e3o escritas em diferentes lugares na pauta.
\nPor\u00e9m\u00a0usaremos apenas a clave de sol,<\/strong>\u00a0pois \u00e9 a mais comunmente usada.<\/div>\n

 <\/p>\n

IPORTANTE!<\/strong><\/div>\n

 <\/p>\n

Esta \u00e9 a clave de sol escrita na pauta.<\/div>\n

\"\"<\/p>\n

 <\/p>\n

Ela sempre ser\u00e1 escrita na 2\u00aa linha da pauta.
\nE\u00a0a nota<\/strong>\u00a0que estiver escrita\u00a0na segunda linha<\/strong>\u00a0ter\u00e1 o nome de\u00a0SOL.<\/strong><\/p>\n

\"\"<\/p>\n

 <\/p>\n

Repare que as notas foram colocadas em sequ\u00ebncia ascendente (D\u00d3 – R\u00c9 – MI – F\u00c1 – SOL – L\u00c1 – SI – D\u00d3…..), uma nota na linha e a seguinte no espa\u00e7o.<\/p>\n

\u00c9 desta forma que conseguimos saber a posi\u00e7\u00e3o exata de cada nota na pauta.<\/p>\n

Partindo da nota\u00a0SOL\u00a0<\/strong>(2\u00aa linha), e respeitando a ordem ascendente(do grave para o agudo), que \u00e9 quando a nota seguinte est\u00e1 acima da nota anterior, a ordem ser\u00e1 (do re mi fa sol la si).<\/p>\n

\"\"<\/a><\/p>\n

 <\/p>\n

Se a nota seguinte estiver abaixo da nota anterior, a sequ\u00eancia ser\u00e1 descendente (si la sol fa mi re do), escrevendo-as nas linhas e nos espa\u00e7os, respeitando a seq\u00fcencia,encontramos a posi\u00e7\u00e3o correta de cada nota.<\/p>\n

\"\"<\/a><\/p>\n

MELODIA<\/strong><\/p>\n

O nome dado a essa sucess\u00e3o de notas escritas na pauta, uma ap\u00f3s a outra,(lado a lado),\u00e9\u00a0MELODIA<\/strong>\u00a0.<\/p>\n

\u00c9 preciso assimilar bem a posi\u00e7\u00e3o das notas na pauta, a ponto de em um simples olhar j\u00e1 saber que nota \u00e9. Pois quando voc\u00ea estiver tocando seu instrumento, n\u00e3o ter\u00e1 tempo de parar e tentar identificar que nota \u00e9 esta ou aquela durante a m\u00fasica.<\/p>\n

<\/div>\n
\n

 <\/p>\n

FIGURAS DE SOM<\/strong><\/div>\n

A figura de som\u00a0pode<\/strong>\u00a0ser composta de tr\u00eas elementos:<\/p>\n

 <\/p>\n

\"\"<\/div>\n
Repare que uma s\u00f3 tem cabe\u00e7a, a outra tem cabe\u00e7a e haste, e a outra tem cabe\u00e7a haste e colchete.
\nMas todas tem em comum a cabe\u00e7a<\/strong>, por este motivo a cabe\u00e7a da nota \u00e9 que marca a posi\u00e7\u00e3o dela nas linhas ou espa\u00e7os da pauta.Vejamos agora as figuras de som:
\"\"<\/a><\/div>\n
Perceba que embaixo dos nomes de cada figura,h\u00e1 uma fra\u00e7\u00e3o. Estas fra\u00e7\u00f5es, neste caso, nos dizem que figuras s\u00e3o maiores que outras.<\/div>\n

Na\u00a0Semibreve<\/strong>\u00a0a fra\u00e7\u00e3o \u00e9 1\/1 (um inteiro). Isso significa dizer que a semibreve \u00e9 a figura de maior valor entre todas. Representa o inteiro, a totalidade.<\/p>\n

Observe a figura acima e acompanhe este exemplo:<\/strong><\/p>\n

A\u00a0M\u00ednima<\/strong>\u00a0que \u00e9 a pr\u00f3xima figura ap\u00f3s a semibreve possui a fra\u00e7\u00e3o 1\/2 (um meio) isso significa dizer que a\u00a0M\u00ednima<\/strong>\u00a0equivale metade do inteiro (semibreve 1\/1). Ou seja\u00a0a Minima vale metade da Semibreve.\u00a0<\/strong>Usando o mesmo racioc\u00ednio, vejamos pr\u00f3xima figura da seq\u00fcencia\u00a0<\/strong>Sem\u00ednima (1\/4):<\/strong><\/p>\n

A\u00a0Sem\u00ednima<\/strong>\u00a0possui a fra\u00e7\u00e3o 1\/4. isso \u00e9 o mesmo que dizer que ela \u00e9 a quarta parte do inteiro. Ou seja , a\u00a0Semibreve\u00a0<\/strong>(1\/1) dividida por quatro.<\/p>\n

NA PR\u00c1TICA<\/strong><\/p>\n

Como essa matem\u00e1tica funciona na pr\u00e1tica?<\/div>\n

 <\/p>\n

\"\"<\/div>\n
A\u00a0semibreve tem 4 segundos de dura\u00e7\u00e3o<\/strong>.
\nA\u00a0m\u00ednima<\/strong>\u00a0que \u00e9 a metade da semibreve vai ter\u00a02 segundos de dura\u00e7\u00e3o<\/strong>.<\/div>\n
Para preencher o tempo de dura\u00e7\u00e3o de\u00a0uma semibreve<\/strong>, s\u00e3o necess\u00e1rias\u00a0duas m\u00ednimas<\/strong>.<\/div>\n

 <\/p>\n

A\u00a0Sem\u00ednima<\/strong>\u00a0por sua vez ir\u00e1 valer\u00a0um segundo<\/strong>. Lembre-se,\u00a0ela \u00e9 a quarta parte da semibreve.<\/strong><\/p>\n

\n

Para preencher a dura\u00e7\u00e3o da semibreve(4 segundos), ser\u00e3o necess\u00e1rias quatro sem\u00ednimas (um segundo cada<\/strong>).<\/p>\n

AGORA NA PARTITURA<\/strong><\/p>\n<\/div>\n

\"\"<\/p>\n

 <\/p>\n

A dura\u00e7\u00e3o das figuras de som varia de m\u00fasica pra m\u00fasica, por exemplo a semibreve ela pode durar quatro , seis, sete segundos ou mais, ou menos, isso fica a crit\u00e9rio de quem comp\u00f5e o arranjo musical. O que importa \u00e9 que a rela\u00e7\u00e3o de dura\u00e7\u00f5es entre as figuras seja respeitada.<\/p>\n

 <\/p>\n<\/div>\n

PAUSAS<\/strong><\/p>\n

\n
Voc\u00ea se lembra desta figura, vista na aula anterior?<\/div>\n

 <\/p>\n

\"\"<\/a><\/p>\n

Pois bem; falamos das figuras de som e algo sobre as fra\u00e7\u00f5es mostradas abaixo de cada uma delas.<\/p>\n

Agora iremos falar sobre as pausas.<\/div>\n
<\/div>\n
Fique tranquilo(a) o assunto \u00e9 muito simples e de f\u00e1cil compreens\u00e3o.<\/strong><\/div>\n
PAUSAS nada mais s\u00e3o do que figuras que representam os momentos de sil\u00eancio na m\u00fasica.<\/strong><\/div>\n

Na imagem acima d\u00e1 para identificar a pausa de cada figura de som. As pausas est\u00e3o localizadas abaixo de sua respectiva figura.<\/p>\n

As pausas levam os mesmos nomes das suas figuras respectivas.<\/div>\n
EXEMPLO:<\/strong><\/div>\n