Ressonância

O som gerado na laringe pela vibração das pregas vocais é um som limitado, um som fraco que precisa ser amplificado, ampliado, essa amplificação chamamos de ressonância. A ressonância se dá com a massa sonora vindo da laringe passando pela faringe alcançando nossas caixas de ressonância que funcionam como “caixas de som” em nosso corpo ampliando e projetando o som.

As caixas ou de cavidades de ressonância são espaços  que temos em nosso corpo principalmente na cabeça onde o som pode circular e aumentar de volume antes de ser projetados.

Principais cavidades utilizadas na Ressonância:

* Pulmões: Ressoando nos graves.

* Laringe: Onde o som é gerado e começa a espalhar-se pelo trato vocal. A produção vocal precisa ser natural sem tensão, pois se houver tensão na laringe o resultado vai ser uma voz estrangulada, esganiçada.

* Faringe: Onde a voz começa a tomar volume. Podemos ajudar ampliando o espaço na faringe como se estivesse bocejando. No bocejo a língua desce a faringe se expande e o céu da boca se eleva. Esse ajuste é prefeito tanto para colocação quanto para a ressonância.

* Boca (Cavidade oral): Importante, pois ajuda para que o som gerado e ampliado seja articulado e projetado. Abrir a boca é importante para que o som tenha por onde sair, se a boca estiver fechada o som vai ter que procurar outro caminho o que pode trazer um resultado desagradável como voz anasalada, voz mal articulada, voz comprimida, pois o som faz pressão contrária na faringe e laringe.

* Seio Frontal, seios etmoidais e maxilares: São os principais espaços que temos no rosto, fazendo com que a voz ganhe um colorido especial. Essa parte precisa ser bem trabalhada tanto para equilíbrio da ressonância e também ajudar na hora de graduar volumes sem compensar usando o nasal.

* Ossos da cabeça: A cabeça por termos muitos ossos associados à cavidades os ossos também, auxiliam na ressonância sendo o principal o crânio. O som se propaga pelo rosto e pela vibração alcança os seios maxilares, etmoidais, frontal e também consegue chegar ao crânio o que ajuda muito na amplidão do som e sua projeção. Se emitir um som e colocar a mão na cabeça sentimos essa vibração.

TREINANDO A RESSONÂNCIA:

1)- Inspirar profundamente e expirar soltando o ar pelo nariz dizendo Hummmmmmmmm em uma nota confortável até o final do ar.  Volume moderado, repetir várias vezes.

2)- Boca Chiusa (Boca fechada em Italiano): Baseado no exercício acima cantar trechos da escala ou trechos de música sentindo o som pelo rosto e cabeça. Procure sentir o som espalhando pela cabeça.