Fisiologia da voz

Músculos da Laringe

A musculatura intrínseca é responsável pela produção do som

A musculatura extrínseca realiza a sustentação e a fixação da laringe (esternotireóideos, tiro-hióideos, constritor inferior da faringe, supra-hióideos, infra-hióideos). Já a musculatura intrínseca é responsável pela produção do som propriamente dito como o músculo tireoaritenóideo, o cricoaritenóideo posterior e lateral, os aritenóideos e o cricotireóideo:

a) Músculo tireoaritenóideo (TA):

É um músculo que forma a principal massa das pregas vocais. Eles originam-se no ângulo da cartilagem tireóidea e a inserção localiza-se principalmente no processo vocal. O TA é adutor, tensor e relaxador, ou seja, ele abaixa, encurta e espessa as pregas vocais. Esse movimento de encurtar e abduzir as pregas vocais faz com que ocorra a diminuição das distâncias entre as cartilagens aritenóideas e tireóidea. Como consequência desse movimento, as pregas vocais tornam-se com um feixe mais largo que por sua vez reduzirá a frequência da voz, tornando a voz mais grave.

O tiroaritenóideo medial ou interno é correspondente ao músculo vocal (massa vibrante), chamado de vocalis, vocal ou tireovocal. Esse músculo apresenta suas fibras a partir do tireomuscular até mergulhar no ligamento vocal, inserindo-se no processo vocal. Esse músculo vibra sincronizado com a vibração da mucosa vocal.

O tireoaritenóideo lateral ou tiromuscular está inserido no processo muscular e possui fibras de contração rápida, com menor ação sobre as características da fonação. O feixe superior desse músculo possui algumas fibras que se direcionam para as pregas vestibulares, o que faz pensar que essas fibras participam da fonação vestibular.

Existe também o músculo tireoaritenóideo superior, que tem como função de relaxar as pregas vocais. Atualmente, sabe-se pouco sobre esse músculo. O que se tem conhecimento é que ele inclina a cartilagem tireóidea para trás com o objetivo de relaxar as pregas vocais, sendo que concomitantemente puxa o processo muscular para frente da cartilagem aritenóidea, favorecendo a coaptação glótica.

b) Cricoaritenóideo posterior (CAP):

É um músculo par e o único músculo abdutor (promove a abertura) da laringe, por isso é responsável pela respiração. É conhecido como o músculo da vida. No final da emissão vocal, ele abduz as pregas vocais promovendo a inspiração.

O CAP alonga, eleva e afila as pregas vocais, mantendo a borda livre arredondada. Ele auxilia no fechamento glótico, pois durante a contração desse músculo, ele desloca o processo muscular, abrindo as pregas vocais.

d) Cricotireóideo (CT):

O CT é um músculo par e é considerado um adutor secundário, pois realiza a tensão longitudinal da prega vocal, promovendo o controle de frequência. Ao contrair,a frequência se eleva, tornando o som mais agudo. Além do TA, o outro músculo que pode tensionar ou alongar diretamente as pregas vocais é o CT.

A distância entre a cartilagem tireóidea e os processos vocais aumenta para alongar as pregas vocais e posicioná-la para aumentar a tensão, que é fundamental para mudar a frequência.

Tem origem no arco da cartilagem cricóidea, na região anterior, já a inserção ocorre na borda inferior da cartilagem tireóidea. Esse músculo aduz na posição paramediana, abaixa, estira, alonga e afila a prega vocal. Enrijece as camadas e angula a borda livre da prega vocal.

c) Cricoaritenóideo lateral (CAL):

É um músculo par, que aduz, abaixa e alonga a prega vocal, afilando sua borda livre. É o principal músculo adutor e ao contrair desloca o processo muscular anteriormente, fechando a glote.

Ele aduz, abaixa e alonga as pregas vocais, com isso afila a borda livre, que fica mais arredondada tornando-as mais rígidas. É um músculo largo na forma de leque e tem origem na depressão rasa da face posterior da lâmina cricóidea enquanto que a inserção está no processo muscular da cartilagem aritenóidea.

e) Aritenóideos (AA):

Os músculos aritenóideos são divididos em duas partes: o feixe transverso e feixe oblíquo (mais superficial). Também pode ser chamado de interaritenóideo ou ari-aritenóideo.

O músculo aritenóideo oblíquo é o mais superficial e é formado por diversos fascículos que se originam na face posterior do processo muscular e na face póstero-lateral adjacente da cartilagem aritenóide contrária, formando a forma do “X”. As outras fibras musculares continuam em torno do ápice da cartilagem aritenóidea.

É responsável pela adução e aproximação das cartilagens aritenóideas, promovendo a compressão medial da glote e fechando a região posterior.

Membranas e Ligamentos da Laringe

As membranas e os ligamentos unem as cartilagens laríngeas às estruturas próximas. Os ligamentos intrínsecos ligam as cartilagens entre si ao passo que os ligamentos extrínsecos conectam o osso hióideo com as cartilagens tireóideas e a epligote, além da cartilagem cricóidea com os anéis traqueais.

As membranas laríngeas extrínsecas são a membrana e o ligamento tiro-hióideos, o ligamento hioepiglótico e a membrana cricotraqueal.

A membrana que ocupa o espaço entre o osso hióideo e a margem superior da cartilagem tiro-hióidea, também é conhecida por ligamento tiro-hióideo média e no espaço posterior, entre os cornos tireóideos superiores e o osso hióideo, a membrana é denominada de ligamento tiro-hióideo lateral.

O ligamento hioepiglótico liga o osso hióideo na cartilagem epiglote; a membrana cricotraqueal une a margem da cartilagem cricóidea com a margem superior do primeiro anel traqueal.

As membranas e ligamentos laríngeos intrínsecos são a membrana cricovocal (cone elástico), ligamento cricotireóideo medial, membranas quadrangulares e as pregas ariepiglóticas.

O ligamento cricovocal ou cone elástico conecta as cartilagem cricóidea, as tireóideas e as aritenóideas entre si. Já o cricotireóideo medial é uma estrutura mediana que une a margem superior do arco cricóideo até a margem inferior da cartilagem tireóideo.

As membranas quadrangulares saem das margens laterais da epiglote e da cartilagem tireóide adjacente. As pregas ariepiglóticas são as margens superiores das membranas quadrangulares e possui um tecido submucoso, que formam as pregas ariepiglóticas, elas formam um esfíncter que permite o fechamento da laringe durante a deglutição e para proteger as vias aéreas inferiores.

 

As pregas vestibulares também são conhecidas como falsas pregas e estão localizadas na região supraglótica. As pregas vestibulares são duas dobras de tecidos e não participam efetivamente do processo fonatório nas circunstâncias normais. No entanto, em sujeitos com fonação vestibular (participação das pregas vestibulares na fonação) ou hipercinesia das pregas vestibulares, a voz encontra-se rouca.

Wilson Fanini Lima Neves

Iniciou seus estudos musicais com a professora Sueli carvalho de Sousa. Fez o curso Técnico em Música pelo (STBSB) Faculdade Batista do Rio de Janeiro, Técnico em Canto Lírico pela Escola de Música Villa Lobos, Bacharelado em Música Sacra com especialização em Canto pela Faculdade Batista do Rio de Janeiro e atualmente é Bacharelando em Fonoaudiologia pela Universidade Veiga de Almeida.

2.132 comentário

Clique aqui para enviar um comentário

  • There is noticeably a lot to realize about this. I consider you made some good points in features also.

  • Good ¡V I should certainly pronounce, impressed with your website. I had no trouble navigating through all the tabs as well as related information ended up being truly simple to do to access. I recently found what I hoped for before you know it in the least. Quite unusual. Is likely to appreciate it for those who add forums or anything, website theme . a tones way for your customer to communicate. Excellent task..

  • Remarkable! Its truly awesome article, I have got much clear idea regarding from
    this paragraph.

  • Thanks for the sensible critique. Me and my neighbor were just preparing to do some research on this. We got a grab a book from our area library but I think I learned more from this post. I’m very glad to see such great info being shared freely out there.

  • I think this is one of the most important info for me. And i’m glad reading your article. But should remark on few general things, The website style is great, the articles is really excellent : D. Good job, cheers

  • Camping out has long been known as a cherished hobby for that young and old equally. It makes no difference whether or not you plan to just kick rear with a warm flame and relax, hike or any sort of other adventure, it is best to be well prepared with a bit of fundamental outdoor camping knowledge. When loading for the camping outdoors getaway, make sure you pack both a couple of flip flops or water boots. These will be useful in and around the campground. As an illustration, when you are vacationing in a campground containing washroom facilities and also you consider taking a shower, you have to use shoes or boots inside the bath to shield your toes from feet fungus. If you are planning on a camping out venture, be sure you have plenty of time to setup camp out just before dim. It might be extremely difficult to create camp in the dark and maybe dangerous. You have to be in a position to scout the surfaces, prepare home bedding, as well as create some temporary shelter prior to the sun going down. These big, colorful plastic-type material safe-keeping containers make exceptional locations to save and coordinate all of your outdoor camping products. While in the home, keep it in the closet or the storage area and correct before you leave for the camping out trip, burst it within the trunk. It ought to always keep everything oxygen-tight, dried out and simply readily available. Allow everybody know these people have a say inside the campsite and must support decide on a beloved spot. Discuss which condition to go to. America offers a lot of alternatives that choosing one can be hard! Create a list of your own preferred and enable the family to vote. Make a list of what exactly you need to take prior to going camping out. It may seem you will be great at packaging, but small more is even worse than becoming out during the forests and knowing you did not remember your allergies treatment. Take a seat and create a comprehensive selection of everything you will need in the full week before your camping outdoors trip. Outdoor camping is definitely a entertaining exercise. It means that you can abandon the stressful real life and be one particular with nature. These pointers will convert the next trip in to a mystical one!

  • Howdy! I could have sworn I’ve been to this site before but after browsing through some of
    the posts I realized it’s new to me. Anyways,
    I’m certainly happy I found it and I’ll be bookmarking it and checking back regularly!

  • I was curious if you ever considered changing the structure of your site?

    Its very well written; I love what youve got to say.
    But maybe you could a little more in the way of content
    so people could connect with it better. Youve got an awful lot
    of text for only having one or 2 images. Maybe you could space it out better?

  • whack at more than one knockdown to distinguish a art cialis dose ubiquitous fitting for the next breath, anybody can effect the.

  • out bladder, which can j psychiatry, pub presage, and palpitations. cialis coupons restrictive side of the ailment and sup the common value.

  • seem the notation gradual, forms to earmarks of its prevalence. cialis pill to the sharply defined unclear and lipase includes, cut hemorrhagic.

  • This design is spectacular! You definitely know how to keep a reader entertained. Between your wit and your videos, I was almost moved to start my own blog (well, almost…HaHa!) Excellent job. I really loved what you had to say, and more than that, how you presented it. Too cool!

  • Good ñ I should certainly pronounce, impressed with your website. I had no trouble navigating through all the tabs and related info ended up being truly easy to do to access. I recently found what I hoped for before you know it in the least. Quite unusual. Is likely to appreciate it for those who add forums or anything, website theme . a tones way for your customer to communicate. Excellent task..

  • Swallow generic viagra psychical may suffocate multilayered citizens cialis since they do not allocate misbehaving fun to the brain-teaser

  • a formidable ass that occurs to be assumed on ambulatory. cialis cialis exemplifies of velocity overnight newborn fitting for Understandable Generic viagra

  • If you reserve them after a greatly humourless being it. generic cialis cost (threefold being generic viagra online apothecary differentiation): Cavity prudent oncology

Aprenda a cantar!
Converse conosco
Aqui você aceita os termos e políticas do whatsapp para conversas.