DIFERENÇA ENTRE FONOAUDIÓLOGO E PROFESSOR DE CANTO

Usamos a voz para falar, cantar expressando assim nossos pensamentos, sentimentos, emoções e desejos. A voz é de suma importância na comunicação e por isso precisamos cuidar muito bem dela, pois, é insubstituível.  Existem profissionais que são responsáveis em ajudar nesse processo de cuidado da voz, de autoconhecimento e educação. São eles: Fonoaudiólogo e Professor de Canto. Muitos confundem ou desconhecem a atuação desses profissionais e cada um deles tem seu valor e por isso tem a dúvida de qual o papel de cada um deles.

O Fonoaudiólogo é um profissional conhecedor de toda a fisiologia vocal seus órgãos suas funções, disfunções e patologias. Sua função acontece desde orientação na parte de técnica vocal percebendo esforço muscular, ataque glótico, ressonância desequilibrada, articulação imprecisa, controle respiratório até tratamento de patologias na prega vocal como fendas, nódulos, pólipos dentre outros. Geralmente é solicitado um exame Otorrinolaringológico antes de um tratamento fonoterápico a fim de se ter a exata constatação de presença de qualquer alteração ou não dos órgãos envolvidos na fonação. O fonoaudiólogo também observa outras áreas de sua atuação que podem interferir na produção vocal como a audição e linguagem.

O Professor de canto por sua vez é um profissional conhecedor de música, de Técnica vocal, limites de tessitura e de Repertório específico para cada voz. Sua função é de preparar o aluno técnica e artisticamente percebendo problemas de afinação, de emissão, medo de cantar, e assim fazer com que ele goste da sua voz e consiga desenvolver um repertório adequado. Seu trabalho se dá geralmente em orientações quanto a Postura, ensino do controle respiratório e apoio diafragmático, trabalho de impostação de Ressonância de Articulação e interpretação. O trabalho de ensino de canto não é rápido, pois, é preciso testar, ousar, experimentar exercícios diferentes, repertórios diferentes a fim de desenvolver a identidade cantada de cada um. O uso de vocalizes com o auxílio do piano é muito importante para ir moldando a voz tanto para o grave quanto para o agudo expandindo os limites da tessitura, claro sem esforço com muita responsabilidade e trazendo segurança na emissão das notas. O uso de Idiomas diferentes também é muito usado uma vez que assim podemos trabalhar mais a articulação, a Dicção e a interpretação.

Creio ser indispensável para um cantor o trabalho em conjunto desses dois profissionais da voz, para ter uma voz saudável, bem preparada e emocionante. Cada um pode assim dar sua parcela de contribuição na construção da beleza do cantar. Cantar é vida é terapêutico é muito bom! Cantar bem, certo, com qualidade é melhor ainda!!!!