Backing Vocal

O Backing vocal é um grupo de apoio ao cantor sustentando a melodia, dando base para ele improvisar em alguns momentos ou até ministrar. No Backing vocal não se pode cantar como se fosse um solo, é preciso ter harmonia entre as vozes (timbrar), soando como uma só voz.

O Backing vocal deve estar atento a técnica utilizada em cada canção de acordo com o arranjo.

O trabalho de Back vocal está em alta e tem sido muito valorizado pela mídia, bandas, agências de publicidade, propaganda de TV, rádio dentre outros. O mundo fonográfico também reconhece e valoriza esses músicos e sabe que muitos sucessos foram marcados pela atuação dos Backs.

 

Existem várias técnicas usadas pelo backing vocal: cantando em uníssono com o cantor ou ministro, cantando em uníssono e depois abrindo vozes, usando a voz aspirada, usando a voz aspirada em alguns trechos e depois usando a voz impostada, cantando em momentos diferentes do solista ou fazendo intervenções durante a música, respeitando a identidade vocal e a necessidade de cada canção e arranjo.

 

# Cantando em Uníssono com o cantor: Nesse caso a principal função do Backing vocal é de sustentar a melodia, ou para o solista improvisar ou para ressaltar determinado trecho. Esse recurso é muito usado quando queremos ensinar uma música nova, ou quando o grupo ainda não é maduro musicalmente para a divisão de vozes. É melhor cantar em uníssono bem do que em divisão der vozes de uma forma errada. Muitos pensam que cantar em uníssono é fácil mas é no uníssono que ficam claros os dois maiores problemas do vocal: afinação e timbragem.

 

# Cantando em uníssono e depois abrindo vozes:  Essa técnica é muito utilizada onde geralmente um solista canta a primeira parte da música apresentando a melodia em seguida entra o Backing em uníssono cantando a melodia e em determinado momento o Backing canta abrindo  vozes, cada um canta uma nota diferente dentro da harmonia.  Algumas pessoas usam a classificação dessas vozes para soprano, contralto, tenor. Eu particularmente não gosto de usar essa classificação uma vez que a mesma é usada para coral e o trabalho de Backing é diferente e pode  variar muito também, pois depende de quem é o solista, a região que a melodia está escrita, qual arranjo e da musicalidade do Backing. Prefiro usar os termos: base (Primeira voz), segunda voz e terceira voz.

Algumas dicas: Para fazer a divisão de vozes com facilidade e segurança é importante ter um bom ouvido, conhecimentos de teoria, principalmente intervalos, e experiência com canto e harmonia vocal. Geralmente a divisão é feita em terças, formando um acorde. Exemplo:  se a melodia da música está na nota sol, a segunda voz fará a nota mi e a terceira voz fará a nota dó. Sempre vai depender em que nota do acorde está a melodia.

 

# Usando a voz aspirada: Voz aspirada também conhecida como meia voz, é usada no Backing vocal a maior parte de tempo uma vez que o Backing deve soar como voz de fundo. Neste caso usamos uma voz bem suave, com uma grande quantidade de massa de ar, principalmente em canções lentas, ou em momentos que há uma quantidade menor de instrumentos.

 

# Usando a voz aspirada em alguns trechos e depois usando a voz impostada: Geralmente começamos uma canção usando a voz aspirada, e depois com o crescimento da música, aumento da quantidade sonora, aumentamos também o volume do Backing, impostando bem a voz e marcando algumas palavras. Geralmente a estrofe da música é mais suave enquanto o coro é mais forte. Para diferenciar bem esses dois momentos, usamos a voz aspirada e a voz impostada.

 

# Cantando em momentos diferentes do solista ou  fazendo intervenções durante a música: Esse tipo de técnica é usado para enriquecer o arranjo. São intervenções que o Backing faz durante a música que trazem uma beleza singular. Repetições de palavras, fundo com as vogais [ÚÚÚ], [ÁÁÁ] a combinação dessas e outras, uso de dinâmicas, lálálá, nãnãnã e por aí vai dependendo da criatividade do produtor musical ou arranjador.

 

O  Backing vocal é de grande valor, para o cantor, para a banda e para o ouvinte. Não é um trabalho fácil.

Se seu objetivo é ser um bom cantor de Backing Vocal comece estudando e ouvindo muitas músicas, procurando identificar as técnicas citadas acima, depois tente reproduzir. O treino é importante. Tente fazer isso com as canções que não tenham Backing tentando criar esses recursos. A prática trás o aprendizado.

 

 

Wilson Fanini Lima Neves

 

Harmonia Vocal

 

Cantar sempre foi uma das formas mais escolhidas por todos para expressar alegria e musicalidade. O cantar em grupo é uma forma importante de socialização e aprendizado. Cantar em harmonia significa cantar no mesmo tempo, na mesma velocidade, com a mesma articulação e em divisão de vozes. Cantar utilizando a harmonia é emitir notas de intervalos diferentes ao mesmo tempo. De uma forma geral utilizamos a nota fundamental, a terça e a quinta que são notas importantes dentro de um acorde ou escala.

 

Para aprender a harmonizar é preciso ser afinado, conhecer as escalas e também as formações dos acordes além de treino é claro. Uma boa forma de iniciar é aprender a cantar em Uníssono e em oitava.

Cantar em Uníssono: Executar a mesma nota, na mesma frequência.

Cantar em Oitava: Cantar a mesma nota ou melodia oitava abaixo ou acima.

Com treino é possível ir acrescentando outros intervalos como a terça e quinta.